31 de agosto de 2014

Agosto chega ao fim...




O mês de agosto chega ao fim, levando com ele o calor e o bom tempo: terminam as idas à praia e ao campo, e acabam outros divertidos passeios que o calor e bom tempo aconselham. Consequentemente, termina também a utilização (por tempo determinado, óbvio) deste lindíssimo “trapo“ - um paninho individual com várias divisórias - que é mesmo muito útil nesses passeios... Foi-me oferecido pela minha excelente amiga Patrícia.

29 de agosto de 2014

O chá das cinco...


Sugiro um chá (das cinco), servido sobre a minha toalha preferida: feita de linho e renda.

28 de agosto de 2014

Trapo de linhas


"Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa: põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha: porque alta vive."
Ricardo Reis (heterónimo de Fernando Pessoa), in Odes 

27 de agosto de 2014

Manta de retalhos…







Depois de trapos, linho e panos... No baú encontrei uma manta  de retalhos:  é uma das coisas mais lindas que vejo em termos de artesanato, e é uma forma de aproveitar trapinhos... E não é que o resultado final é uma "obra de arte"?

22 de agosto de 2014

"Ponto jugoslavo"


Nem sempre são os retoques finais e a atenção aos pormenores que transformam o vulgar em algo de especial..., por exemplo, quando se aprende… No baú da minha mãe encontrei este “trapo”  (feito por mim no início da minha adolescência (anos 60)): é uma das minhas primeiras “obras de arte”, aprendendo o "ponto jugoslavo".

21 de agosto de 2014

Pano pintado....











Ora aqui está um interessante “trapo” que encontrei no meu baú…, e não sei o que significa… O que significa sei, o que não sei, o que não conheço, são os materiais utilizados…; fico à espera de umas dicas da minha amiga Fátima…



17 de agosto de 2014

Divagações numa tarde de domingo...




  
 


















 
Em tempo de férias (neste agosto quente), porque não, um passeio de elétrico pela linda cidade de Lisboa, no final de tarde…. (estou só a divagar) …
 

14 de agosto de 2014

Prendinha do Brasil


Eis aqui duas peças em pano vindas do Brasil, mais precisamente de Minas Gerais, oferecidas por uma minha amiga...; a nossa amizade nasceu e foi crescendo, durante o tempo em que ela permaneceu em Lisboa, como Investigadora Cientifica na Área da Economia da Saúde... Conversas muitos agradáveis (as nossas), nos finais de tarde, na esplanada do Bar da nossa Escola.... Espero (e desejo muito) que tais "batepapo", sempre embrulhados em boa disposição,  se voltem a repetir; em breve, quero mesmo!

10 de agosto de 2014

Linha e Linho, e pedras em castelo

 
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo….”
Fernando Pessoa

Aqui fica uma minha outra “obra de arte” rendada em linho antigo, e a servir de base a pedras que simbolizam obstáculos que vão surgindo no meu caminho... Por vezes, também me delicio ouvindo Gilberto Gil em "A Linha e o Linho", por vezes! 

9 de agosto de 2014

Trapos em banho-maria...


Decidi deixar (por algum tempo) os trapos do Baú em “Banho-maria” e vou começar a divulgar pequenas "obras de arte", pensadas e feitas por mim, durante a década de 90 do século passado. Tinha que ser, tinha que ser... Gatos, mas gatos em ponto cruz. Gatos e trapos e bordados e costura e afins são a minha paixão!

6 de agosto de 2014

Baú


Tralhas! E os trapos?!
Como descobrir trapos no meio desta tralha?
Amanhã ou depois, continuamos, porque o trabalho não acaba aqui.

5 de agosto de 2014

4 de agosto de 2014

Arte e restos de tecido

obra arte pintura valor preco
Em tempo de férias (neste Agosto quente) é altura de arriscar arte e trapos... E o que é decidi? Decidi arriscar fazer (com restos de tecido que tenho num baú antigo) o quadro "Dora Maar com gato" de Pablo Picasso... Nessa tela (onde os pormenores e as cores vibrantes dominam) que  foi pintada por Picasso, em 1941, durante a invasão nazi em França, vê-se Dora Maar sentada numa cadeira com um pequeno gato sobre os ombros.

3 de agosto de 2014

Brincadeiras de domingo


A "trapologia" é uma ciência e é uma arte, implica uma oficina de trabalho e alguns exercícios simples de desenho... Ora, quando uma gata de trapos é uma fã linda e vaidosa deste blogue, há que aprender (desde já) a desenhar um gato; para, depois e com mais vagar e mais tempo, o moldar com trapos de cores garridas... Brincadeiras de domingo.

2 de agosto de 2014

Olá

Olá, aqui estou eu (gata linda, vaidosa e de trapos vestida) no meu blogue preferido... Muito em breve, darei notícias quentinhas e boas... Bom fim de semana.